23/03/2010

MUNICÍPIO DE JANDUÍS REALIZA SEMINÁRIO SOBRE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

A Secretaria de Saúde e Saneamento Básico realizou nesta terça-feira, 23, no salão nobre da Câmara Municipal, o II Seminário EDUCANVISA que contou com a participação ativa de todos os cidadãos que exercem atividades no comércio de alimentos, produtos perecíveis e de higiene como marchantes, manipuladores de alimentos e produtores de gêneros alimentícios.Presente, toda a equipe da Prefeitura, representantes de sindicatos, organizações não-governamentais e a sociedade civil organizada.A atividade teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância do trabalho desenvolvido pela equipe da vigilância sanitária, as medidas educativas que podem ser adotadas para aprimorar esse trabalho, além da questão ambiental.O evento contou com a participação de Djanilson Batista da II URSAP de Mossoró, que abordou o seguinte tema: “Vigilância Sanitária Trabalhando a Segurança Alimentar e Higiene Pessoal”.
Sobre o tema “Zoonoses, Doenças Transmitidas dos Animais para o Homem”, o veterinário Carepejane Ferreira da Silva, representando a Secretaria de Agricultura, foi o expositor. E, fechando o II Seminário Educanvisa, o secretário de Meio-Ambiente, Urbanismo e Turismo Klício Vieira de Araújo falou sobre “Preservação do Meio-Ambiente e Código de Postura”.
O trabalho de vigilância sanitária municipal busca, de forma eficiente, elaborar, controlar e fiscalizar o cumprimento de normas e padrões de interesse sanitário. Estas medidas se aplicam a medicamentos e correspondentes, cosméticos, alimentos, saneantes e equipamentos e serviços de assistência à saúde. “Com a conscientização é possível prevenir de forma mais adequada, por isso realizamos atividades desse porte de forma contínua”, afirmou o secretário de Saúde Lázaro Pereira de Araújo.O Seminário Educanvisa faz parte da programação educativa realizada pela Secretaria de Saúde e Saneamento Básico Municipal. O trabalho preventivo e as orientações que são feitas à comunidade janduiense buscam conscientizar sobre a importância da prevenção e orientar a população sobre as medidas necessárias para a melhora da qualidade de vida do povo de Janduís.