20/04/2010

VACINAÇÃO CONTRA H1N1 EM CRIANÇAS FOI ALCANÇADA




Municípios de todo País se mobilizaram em prol da vacinação contra a H1N1. A estratégia Nacional de Vacinação contra a gripe atingiu a sua meta de imunizar 80% das crianças de seis meses a menores de dois anos.



Em Janduís, a vacinação está sendo feita no Centro de Saúde Municipal, de segunda à sexta, das 07 às 13 horas.



O secretário de Saúde e Saneamento Básico Lázaro Pereira de Araújo informa os índices de vacinação em Janduís. Segundo o secretário, 100% dos profissionais de saúde foram vacinados. Entre crianças até 6 anos esse índice atingiu os 85.5% e entre as gestantes, 68,6%. De acordo com Lázaro, o Ministério da Saúde encaminha metas para os municípios, segundo os dados do IBGE.



O número de pessoas vacinadas até o momento é de 23,5 milhões, um aumento de 17,5% em relação ao balanço anterior do dia 12 de abril.



A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que os Municípios têm papel fundamental no combate à doença. Além disto, orienta os gestores municipais a continuarem mobilizando a população. O objetivo é que todos os grupos prioritários sejam vacinados. Jovens de 20 a 29 anos, gestantes, doentes crônicos e crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos têm até o dia 23 de abril para receberem a dose da vacina, pois não há previsão de prorrogação.



As gestantes devem ser priorizadas, pois representam neste ano uma em cada três mortes relacionadas à nova gripe. Além disso, elas correspondem a mais de 20% dos casos graves. As mulheres que engravidarem depois dessa etapa podem se vacinar em datas posteriores.

O total de grávidas vacinadas até o momento é de 1.553.027. No Brasil, não foi confirmado nenhum efeito adverso grave nos imunizados. A mesma informação tem abrangência mundial, onde foram aplicadas mais de 300 milhões de doses da vacina.